• Estat Júnior

Porque escolhi estatística?


Sou Ana Carolina, caloura do curso de Estatística da Unicamp e trainee na área administrativa da EstatJr e quero compartilhar um pouco da minha história e porque escolhi esse curso sensacional.


Como para grande parte dos meus colegas, meu interesse também surgiu do gosto pela Matemática. A Estatística está presente ao nosso redor a todo momento mas infelizmente as pessoas têm pouquíssimo contato com ela ao longo da vida escolar, só ouvindo falar um pouco mais, em um curso de graduação. Comigo, entretanto, posso dizer que foi diferente.

Durante o ensino médio, tive aulas de matemática com um professor que possui mestrado em estatística e fui monitora de suas turmas por dois anos. Ele sempre buscou despertar a curiosidade dos alunos para assuntos além dos que eram vistos em sala. Com isso, acabamos desenvolvendo pequenos trabalhos junto com alguns colegas e chegamos a participar de eventos na área de matemática e estatística. Tudo isso só fez aumentar, ainda mais, o gosto que eu tenho por ciências exatas, e a estatística já não era algo tão estranho para mim.



Tive muita dúvida entre escolher cursar matemática ou estatística, entretanto não foi difícil notar as vantagens de entrar para carreira de estatístico. Descobri que posso usar a matemática que eu gostava e aplicá-la em áreas como agronegócio, mercado financeiro, indústria, esporte, saúde e de forma geral, em análises de grandes bancos de dados. Além disso, a escassez do profissional no mercado de trabalho e a diversidade de áreas que um estatístico pode atuar reforçou ainda mais a minha escolha.

A cada dia tenho me interessado mais pelo curso e não tenho dúvidas de que não poderia ter feito escolha melhor :)



Ana Carolina Alves Oliveira tem 18 anos e é natural de Barra Longa - MG. Concluiu, o ensino médio integrado ao curso técnico em Informática no Instituto Federal do Espírito Santo - campus de Alegre, onde também realizou diversas atividades extracurriculares. Atualmente é aluna de graduação em Estatística do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas.

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2020 Estat Júnior - Análises Estatísticas