• Estat Júnior

Aplicações da Estatística nas Diversas Áreas de Atuação

Por meio deste blog, mostraremos algumas aplicações que a Estatística tem em diversas áreas de atuação e que, embora sejam ignoradas em muitas ocasiões, são de extrema importância em qualquer parte do mundo.


Esportes: nesse caso, a Estatística serve para melhorar o rendimento dos atletas durante os jogos, ajudar a prevenir lesões e analisar possíveis reforços e adversários, por meio do estudo de dados coletados antes, durante e após as partidas. Dessa forma, os clubes e treinadores têm um acesso melhor a quesitos que são essenciais para formar um time que se adapte bem de acordo as circunstâncias do jogo.


Informática: a Estatística pode ser um bom instrumento para a resolução de vários tipos de problemas, por meio do uso de programas que ajudem a interpretar as questões e resolvê-las. Para isso, é extremamente necessária a interpretação de bancos de dados para poder chegar a soluções favoráveis.


Marketing: está muito atrelado a pesquisas de mercado, em que há a análise das preferências dos consumidores e a tentativa de entender a aceitação de algumas propostas no mercado. Além disso, são necessários estudos em relação a empresas concorrentes, a fim de superá-las e despertar interesse na população. Para isso, são muito utilizadas as pesquisas de opinião pública, a fim de fazer anúncios e trazer situações cada vez mais atraentes ao público.



Indústria: a Estatística é utilizada para otimizar a produção, no intuito de gerar mais lucro às empresas e mais conforto e satisfação nos clientes. Assim, é preciso analisar cada etapa da produção para que haja um controle de estoque e de qualidade e, dessa forma, qualquer erro detectado seja corrigido e evitado nas etapas seguintes.


Acadêmica: nessa área, a Estatística é utilizada para dar aulas em escolas e em universidades (cursos de graduação e pós-graduação)


Big Data: é uma das áreas que envolvem a Estatística que mais obteve destaque nos últimos anos. Por meio do Big Data, há a análise de grandes bancos de dados de maneira rápida e eficaz, de modo a torná-los mais compreensíveis para que possam ajudar uma empresa a compreender os milhares de dados que recebe diariamente.


Mercado Financeiro: A estatística aplicada ao setor financeiro tem como finalidade otimizar processos, maximizar rendimentos e minimizar custos existentes, através da utilização de métodos estatísticos para realizar projeções de faturamento, cálculo de taxas de juros e projeções de risco. A estatística financeira é utilizada, principalmente, em bancos, seguradoras e empresas de cartão de crédito.



Pesquisa de Mercado: A estatística possui papel essencial em pesquisas de mercado ao estruturar técnicas de pesquisa eficazes (número de pessoas a serem entrevistadas, tipos de pergunta) e fornecer informações precisas a respeito dessa pesquisa através de análises estatísticas. Empresas e organizações podem, então, utilizar essas informações para realizar decisões concretas sobre qual produto vender, onde vender etc., visando maximizar seu lucro.


Biomedicina: A bioestatística é a ciência que coleta, apresenta e interpreta dados em práticas na área da saúde. Sua aplicação no ramo da biomedicina ocorre na indústria farmacêutica para realizar testes de eficácia em medicamentos, na indústria cosmética para controle de segurança em cosméticos, além de conduzir estudos na área de saúde pública, epidemiologia e pesquisas clínicas.


Agronegócio: Através do uso de técnicas estatísticas, o agricultor consegue aumentar sua produtividade e seu faturamento, ao descobrir o tipo de cultura mais adequada ao solo ou o tipo de fertilizante a ser utilizado, com isso, diminuindo as chances de erros e reduzindo o consumo de de insumos.


Meio ambiente: É possível empregar a estatística para lidar com questões que envolvam o meio ambiente no seu estado original e a interação da humanidade com ele. Assim, condições climáticas, qualidade do ar e da água, populações de animais e plantas são estudadas nesse ramo.





#sonho

152 visualizações
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2020 Estat Júnior - Análises Estatísticas