• Estat Júnior

Aniversário de Campinas

Atualizado: 6 de Set de 2018

No próximo sábado a cidade completará 244 anos. Mas vocês sabiam que até 1971 o aniversário da cidade era celebrado dia 13 de setembro? Era essa data pois foi o dia da chegada de Barreto Leme, fundador da cidade, à região. A mudança de data ocorreu após muita discussão sobre o assunto, já que 14 de julho de 1774 foi o dia da realização da primeira missa simbólica, após o povoado ser elevado a freguesia.




Diferentemente da maioria das cidades, o dia do aniversário de Campinas não é considerado feriado. Existe apenas feriado no dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro. De acordo com Jorge Alves de Lima, historiador, membro da Academia Paulista de História e da Academia Campinense de Letras, “Houve uma falta de sensibilidade histórica em relação a isso da própria administração municipal no passado e que foi seguindo sem ninguém dar-se conta. Acho que uma coisa é um feriado religioso, católico e outro, completamente diferente, é a data histórica de uma cidade. Tem que haver distinção”. Ele acredita que a data deve ser marcada como feriado para que Campinas receba as homenagens que merece.


Curiosidades:

Campinas tem 794 km² de área territorial, sendo maior do que 20 países, como Malta e Singapura. Além disso, é o terceiro município mais populoso do estado de São Paulo, ficando atrás apenas de Guarulhos e da capital.

Atualmente, é formada por seis distritos, além da sede, sendo, ainda, subdividida em 14 administrações regionais, cinco regiões e vários bairros.

Entre o final do século XVIII e o começo do século XX, o café e a cana-de-açúcar eram importantes atividades econômicas da cidade. Porém, desde a década de 1930, a indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional.

Atualmente é a décima cidade mais rica do Brasil e o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. A maior revista especializada no setor de tecnologia de informação e armazenamento de dados do mundo, a Focus, da editora britânica DataCenterDynamics, publicou ampla reportagem sobre Campinas. No texto é ressaltada a vocação da cidade como maior polo da América Latina no setor de tecnologia, onde indica que a região é responsável por 15% da produção de tecnologia do país, sendo chamada de “Vale do Silício brasileiro”. Além disso, a presença de instituições de nível superior, como a PUC, o Mackenzie, a Facamp, a Unip e a Unicamp, universidade na qual está localizada a sede da Estat Júnior, fazem do município um dos melhores e mais reconhecidos polos acadêmicos do Brasil e de toda a América Latina.


Fontes:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/campinas-243-anos-veja-lista-de-curiosidades-da-metropole-que-trabalha-ate-no-dia-do-aniversario.ghtml


https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/cidades/NOT,1,1,1260240,Se+hoje+e+aniversario+de+Campinas+por+que+nao+e+feriado.aspx


http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/06/capa/campinas_e_rmc/278156-campinas-e-apontada-como-maior-polo-de-tecnologia-da-al.html


0 visualização
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2020 Estat Júnior - Análises Estatísticas