• Estat Júnior

A História da Estatística

As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para o Estado, fornecendo dados demográficos e econômicos para criação de políticas públicas, taxação de impostos ou para o alistamento militar. Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito. Porém, os fundamentos matemáticos da estatística só foram estabelecidos no século XVII, pois com o estudo de problemas ligados a fenômenos aleatórios, começou a existir a necessidade de instrumentos matemáticos, aptos a analisar este tipo de fenômenos, o que acarretou no surgimento da teoria das probabilidades.

Já no início do século XIX, com a intensificação da coleta de dados, o significado de “estatística” passou a incluir acumulação, resumo e análise de dados de maneira geral. A Estatística atualmente é vista como a ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados.


Alguns nomes da história da estatística podem ser citados como importantes no processo que tornou a estatística na ciência que é hoje. Começando com John Graunt que foi um demógrafo Britânico e precursor na construção de tábuas de mortalidade, tabela utilizada em cálculos de previdência e seguros de vida, para calcular a probabilidades de vida e morte de uma população. Juntamente com Graunt, William Petty, economista também britânico, propôs a utilização de métodos quantitativos para analisar a riqueza dos países. Karl Pearson, entre os séculos XIX e XX, foi um grande contribuidor para o desenvolvimento da estatística como ciência, fundou o primeiro departamento universitário de estatística do mundo, na University College London, em 1911, além disso, algumas de suas principais contribuições para a estatística foram nas áreas do desenvolvimento da teoria de regressão linear e correlação, na classificação das distribuições e no teste chi-quadrado de Pearson, um tipo particular desse teste.

21 views
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2020 Estat Júnior - Análises Estatísticas