PESQUISA DE OPINIÃO

O que é?

A pesquisa de opinião tem como objetivo saber o que a opinião pública pensa a respeito de algum assunto, empresa, produto ou serviço. É a coleta de dados que tem como objetivo medir atitudes e captar a opinião das pessoas sobre temas políticos e sociais diversos, ou seja, qualquer temática pode ser explorada em um projeto de pesquisa de opinião. E quando a contextualização é política, ela se denomina Pesquisa política ou eleitoral.

EXEMPLOS:

  • Saber a opinião dos moradores de uma cidade sobre um determinado assunto;

  • Medir a intenção de voto em época de eleição;

  • Medir a satisfação em relação ao governo atual.

Importância

            Atualmente, para o crescimento, mesmo de marcas já consolidadas, é preciso conhecer profundamente quem são os clientes e criar uma comunicação de forma mais clara com eles. Assim, a marca pode saber dados relevantes do cliente, como quais as preferências, características, objetivos e opiniões deles, de forma a alinhar toda a estratégia para atender corretamente essas demandas.

            Além da definição do público-alvo, é preciso também definir os “clientes ideais” - um perfil detalhado de quem consome os produtos e as prioridades desses consumidores.

            A tomada de decisão é, sem dúvida, uma das questões mais importantes de qualquer empresa. Ela influencia desde um novo posicionamento de marca, até quais produtos serão lançados e como será a gestão da empresa, envolvendo parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores. Atualmente, é fundamental que tais decisões sejam embasadas em dados e informações condizentes com a realidade do mercado.

            Portanto, tendo acesso às pesquisas de opinião, os gestores têm melhores condições de tomarem decisões mais estratégicas, que gerem resultados positivos e consolidem a marca.

            Outra questão importante é a capacidade da empresa conhecer a recepção dos consumidores acerca de produtos e serviços. Uma pesquisa de opinião bem-estruturada consegue indicar quais são os acertos e erros que mais impactam a experiência do consumidor. Desse modo, os principais problemas podem ser corrigidos com mais agilidade, pois a pesquisa pode ser conduzida antes que haja um grande prejuízo no mercado causado pela rejeição de determinado item.

Vantagens

  • Gerar informações até então ocultas sobre o mercado, concorrentes, o seu negócio ou a sua clientela, de forma a aplicá-las de forma estratégica, gerando diferencial;

  • Podem se adequar a qualquer objetivo de pesquisa;

  • É mais económica, por exigir menos recursos e meios e uma menor estrutura;

  • É mais rápida por haver menos respostas a recolher, tratar e analisar;

  • As conclusões produzidas a partir de uma amostra têm validade, criando assim uma credibilidade maior ao resultado.

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