Portifolio

Olha só algumas das coisas onde nós podemos te ajudar :)

PESQUISA DE MERCADO, OPINIÃO E TOP OF MIND

PESQUISA DE MERCADO E OPNIÃO

Planejamento e execução de pesquisa para explorar questões de mercado, como perfil de consumidor, concorrentes, oportunidades e riscos.

SOLUCOES EM ALGORITMO E MACHINE LEARNING

SOLUCOES EM ALGORITMO E MACHINE LEARNING

Criação de algoritmos para análise de dados.

MODELO DE PREVISÃO

MODELO DE PREVISÃO

Para prever o futuro, analise o passado

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTO

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTO

Utilizado para estruturação da coleta de dados, de forma a gerar uma análise precisa.

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS

Análise profunda e descritiva dos dados, utilizando ferramentas estatísticas.

CONTROLE ESTATÍSTICO DE DADOS E MELHORIA DE PROCESSOS

CONTROLE ESTATÍSTICO DE DADOS E MELHORIA DE PROCESSOS

Previna defeitos e aplique melhorias em seus processos através de ferramentas estatísticas.

ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA

ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA

Utilizado para analisar o tempo até que um determinado evento ocorra.

COMPARAÇÃO DE GRUPOS EM TABELAS DE CONTIGÊNCIA

COMPARAÇÃO DE GRUPOS EM TABELAS DE CONTIGÊNCIA

Utilizado para analisar uma nova medida em relação a anterior.

DETERMINAÇÃO DE PERFIS E AGRUPAMENTOS

DETERMINAÇÃO DE PERFIS E AGRUPAMENTOS

Classifique conjuntos a partir de características em comum

PESQUISA DE MERCADO, OPINIAO E TOP OF MIND

A Pesquisa de Mercado é um estudo específico, onde é possível compreender melhor o setor no qual uma instituição está inserida, a relação dos seus clientes com os produtos e serviços, a visão da própria marca por parte dos compradores e até as perspectivas da concorrência. Essa pesquisa ajuda no mapeamento geral de como a empresa está no momento e como agir após as análises, para saber como e onde melhorar, otimizando assim seus processos.

A Pesquisa de Opinião é um levantamento estatístico, que tem a finalidade de saber a opinião pública sobre determinados produtos ou serviços de uma instituição. Ela indica as opiniões de uma determinada população analisada, através de perguntas para uma fatia deste grupo, que representa as respostas para um grupo maior, dentro de um intervalo de confiança.

Top of Mind é um modelo que qualifica as marcas que são mais populares na mente dos consumidores. O Top of Mind é utilizado com uma parcela de uma população, onde se é perguntado, sem indução, o nome de alguma marca ou prestadora de serviços que vem na cabeça da pessoa, após ser citada alguma característica específica ou um produto/serviço. É geralmente utilizado para saber qual a posição da empresa em relação aos seus concorrentes e o quanto a mesma é lembrada pela população da região pesquisada.

SOLUCOES EM ALGORITMO E MACHINE LEARNING

Para solucionar alguns problemas, um algoritmo pode ser criado para facilitar na análise de determinados dados. Assim, é possível criar soluções em algoritmo e analisar os dados requisitados.

Um modelo que utiliza algoritmos e é bastante requisitado é o Algoritmo de Machine Learning, que é um método utilizado na análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos. Utilizando algoritmos que aprendem interativamente a partir de dados, ele permite que os computadores encontrem insights ocultos sem serem explicitamente programados para procurar algo específico. A utilização do Algoritmo de Machine Learning e outros algoritmos se mostra proveitosa pelo fato de se conseguir analisar dados maiores e mais complexos, e de forma muito mais rápida, mesmo em uma escala muito grande.

MODELO DE PREVISÃO

A previsão de determinadas variáveis operacionais é de extrema importância para um posicionamento estratégico da empresa. Aliando ferramentas estatísticas junto aos bancos de dados históricos da empresa é possível planejar sua gestão com forte base nos dados a partir de modelos preditivos.

Atualmente dispomos de uma ampla gama de métodos aplicados para estimar modelos de previsão, que podem ser utilizados para predizer:

Os modelos preditivos são instrumentos de extrema importância estratégica pois permitem a simulação de cenários e auxílio na formulação de metas de maneira simples e eficiente.

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTO

Conjunto de técnicas para elaboração da coleta de dados, a fim de garantir resultados que sejam condizentes com a realidade, e otimizar o processo de realização do experimento.

O emprego desta técnica auxilia, também, a delimitar melhor a questão que está sendo avaliada, e de acordo com o objetivo, é determinado o tamanho da amostra, quais variáveis serão analisadas e como será feita a coleta de dados.

Um correto planejamento de experimento pode contribuir ao longo do processo para:

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS

A Análise Exploratória de Dados é uma técnica que tem por finalidade examinar os dados antes de aplicar qualquer técnica estatística. Assim, quem analisa passa a ter um entendimento básico de seus dados e o que existe de relação entre as variáveis analisadas.

Com os dados em um banco de dados apropriado, o próximo passo é a análise descritiva, que permite ao pesquisador familiarizar-se com os dados, organizá-los e assim obter as informações necessárias para responder as questões que estão sendo estudadas.

Para a realização da análise descritiva, algumas ferramentas são utilizadas para melhor visualização e entendimento do que está sendo coletado e analisado. Os métodos visuais mais utilizados são os gráficos, como o histograma, gráfico de barras e diagrama circular, e as tabelas.

CONTROLE ESTATÍSTICO DE DADOS E MELHORIA DE PROCESSOS

O aumento da produtividade é um dos fatores mais desejados em uma empresa, e um importante aliado para tanto é o controle estatístico de qualidade. Essa é uma ferramenta utilizada nos processos produtivos com a finalidade de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos nos processos avaliados, dessa forma evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, mão-de-obra, etc.

Dispondo do uso de ferramentas gráficas, o controle estatístico de qualidade promove maior aproveitamento dos recursos disponíveis e facilidade para a formulação de metas específicas para cada área da empresa - portanto, contendo valor estratégico.

Entre as técnicas estatísticas utilizadas pela empresa nesse quesito, destacam-se:

ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA

Com a análise de sobrevivência é possível estudar qual é o tempo entre um marco inicial até a observação de um evento de interesse, determinando também quais fatores que a influenciam.

Além disso, é possível avaliar qual é o efeito de diferentes tipos de tratamento que levam a esse evento, dentro desse tempo, de modo que possibilite escolher qual é tratamento mais adequado a ser utilizado.

Esse método pode auxiliar a estimar, por exemplo, a duração de um produto, quando será necessário realizar uma manutenção, a permanência de alunos em um determinado curso, entre outros.

COMPARAÇÃO DE GRUPOS EM TABELAS DE CONTIGÊNCIA

Tabela de contingência é uma forma de organizar os dados, no qual apresenta a relação entre duas variáveis, a partir da observação de dados previamente coletados.

Esta tabela é utilizada para comparar diferentes medidas que levem a um mesmo resultado, de forma que possibilite avaliar qual delas é a mais adequada. Pode ser usada para avaliar algo novo, por exemplo, uma nova técnica ou um novo produto, perante outro que já é utilizado. E também pode comparar técnicas que são empregadas simultaneamente, a fim de saber qual está tendo um melhor desempenho.

Com a comparação, duas hipóteses são avaliadas para determinar qual a relação entre os itens, e pode ser utilizada, por exemplo, para validar as especificações de um lote de produtos, na implementação de novas técnicas, entre outros.

DETERMINAÇÃO DE PERFIS E AGRUPAMENTOS

Mediante a constante mudança do cenário econômico e social o perfil dos clientes acaba mudando inerentemente. Uma solução simples e eficiente para identificar as necessidades de cada tipo de cliente reside na determinação de perfis e agrupamento.

Com essa ferramenta é possível fazer o agrupamento de indivíduos com base em características semelhantes, com o intuito de determinar perfis de consumo, risco, entre outros.

Atualmente dispomos de uma ampla gama de métodos aplicados para a determinação de perfis, a serem: